No dia 23 de janeiro fomos ao Paço Ducal (Palácio) e ao Castelo de Vila Viçosa. A esta visita foram as turmas C e E, 4º ano de Fronteira e 3º e 4º anos da escola de Cabeço de Vide.
No átrio do palácio está a estátua de Pierre Jacques e informações sobre a Casa Real de Bragança.
O guia (Sr. João Trindade) mandou-nos subir as escadas e no cimo, perante lindos frescos (pinturas enormes sobre as conquistas dos portugueses), informou-nos sobre essas obras de arte e sobre a construção do palácio.
O Paço tem muitas salas lindíssimas, mas nem todas podem ser visitadas. Gostámos muito da sala dos Duques de Bragança, que no teto tem 8 pinturas dos duques; da sala dourada, com as paredes forradas a seda; da sala do Hércules, com uma linda pintura no teto; da enorme sala de jantar, com muitas peças de loiça; da sala onde está o busto do rei D. Carlos e tem quadros pintados por ele, um deles que retrata um campino com ilusão ótica; os quartos dos reis, D. Carlos e D. Amélia; da sala da "Medusa", no teto estava representada a história de uma deusa com cabeça de serpente; da sala indo-portuguesa com dois dos maiores quadros de Portugal pintados por D. Carlos; da enorme cozinha, com centenas de peças e panelas enormes.
Fomos também ao castelo visitar o Museu da Caça, onde estão centenas de animais embalsamados (514 troféus de caça), alguns impressionantes, como o crânio do elefante pigmeu, o crocodilo, embalsamado há 80 anos; peles de animais; armas de caça e instrumentos.
Por último visitámos o Museu dos Coches.
Gostámos e aprendemos muito nesta viagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário